(11) 4611-0145 | (11) 9 6393-7854

Atenção do idoso

Trazer felicidade para a vida de um idoso é bem mais fácil do que parece. Quanto mais vivemos, mais aprendemos a valorizar as pequenas coisas e os gestos de carinho.

As dicas abaixo são apenas sugestões, a sua imaginação é que manda na hora de demonstrar carinho!

1 – Converse

Ache um tempo para conversar com o idoso, pois ele sempre gosta de contar suas experiências e também quer passar para os filhos e netos as tradições da família.

2 – Deixe o idoso falar

Mesmo que ele(a) conte a mesma história várias vezes, deixe-o(a) falar, escute com atenção e comente.

3 – Inclua-o(a)

Na medida do possível. Se o idoso tiver disposição, saúde e vontade, inclua-o em atividades familiares como: passeios de carro, viagens, churrascos, festas de aniversário, festas natalinas, igreja, etc. Muitos idosos excluem-se da família por receio de atrapalhar. Um simples convite pode fazer milagres.

4 – Reclamações

Se o idoso é daquelas pessoas que gosta de reclamar de tudo, deixe-o fazê-lo! Afinal o idoso, assim como as crianças, tem o direito à tolerância.

5 – Leitura

É claro que com o passar do tempo a visão do idoso não é mais a mesma, vai diminuindo e muitos não podem ler. Mas vários idosos gostam da leitura, principalmente se forem livros religiosos. Leia para ele, principalmente aos domingos quando se tem mais tempo.

6 – Não seja egoísta!

Se você tem mais irmãos e eles moram perto, divida com eles o privilégio de também poderem demonstrar amor aos pais e avós. Deixe que o idoso visite seus irmãos e se quiser passe alguns dias com eles.

7 – Rotina

Toda pessoa, na velhice, adquire hábitos mais rígidos. Acorda cedo, dorme cedo, gosta de jogar paciência e vê os mesmos programas de televisão. Não mude a rotina dele. É direito dele decidir como quer viver.

8 – Lazer

Incentive-o a visitar seus amigos, a fazer um curso, artesanato, ir à praia, fazer caminhada, etc. O contato com outras pessoas o ajudará a passar o tempo mais rápido e com alegria, além de sentir-se útil.

9 – Limites físicos

Deixe-o ajudar em alguma tarefa quando ele quiser se não for pesado. Lembre-se: com a idade avançada, eles não aguentam muito peso ou tarefas que exigem raciocínio rápido.

10 – Amor e carinho!

Diga, pelo menos uma vez por dia, que você o ama. Isso é fundamental para que o idoso se sinta querido. Abrace-o e sorria para ele, pois assim ele se sentirá seguro e saberá que você o ama. Presenteie-o com uma flor, um bombom, um desenho. Leve-o para ver os netos, qualquer coisa que expresse seu carinho.

Não se esqueça: você é o jovem hoje, se Deus quiser será o idoso de amanhã.

Avalie nossa empresa no GuiaMais.com